
O PROJETO
O Lean nas Emergências é um Projeto do Ministério da Saúde implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, para reduzir a superlotação nas urgências e emergências de Hospitais públicos e filantrópicos.
O projeto faz parte do PROADI-SUS, que é o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde e o Lean foi aprovado para o triênio de 2018 a 2020.
Mas a iniciativa teve início em agosto de 2017, quando foram feitas intervenções em 6 instituições públicas de saúde, durante o Ciclo 0 do projeto, onde os Hospitais foram treinados para a implementação de melhorias para garantir agilidade e eficiência nos processos.
Para executar este projeto, o Hospital Sírio Libanês conta com uma equipe altamente especializada, composta de médicos, enfermeiros e especialistas na metodologia Lean.
O Lean é uma filosofia de gestão para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado.
Após selecionado o Hospital, inicia-se a intervenção, fase onde uma dupla de profissionais do Hospital Sírio-Libanês (um médico e um especialista de processos) realizam visitas aos Hospitais selecionados para capacitar as equipes, identificar oportunidades e implementar ações de melhoria, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean. Essa fase dura em média 6 meses e, após o término desse período, a equipe de controle do projeto acompanha os resultados por mais 12 meses para garantir a manutenção a longo prazo.
Ao final de 2020, fim do triênio, a meta é atingir até 100 serviços de emergência com o Lean, mais de 450 profissionais treinados e 180 protocolos clínicos. “
* Com informações do site do projeto